O CHORO QUE ACALENTA A ALMA

CHORAR É TABU?

IMAGEM: express.co.uk

Em uma sociedade contemporânea machista, mesmo nos dias atuais, em que lutamos pra romper com diversos paradigmas na desconstrução de estereótipos, ainda existem determinadas situações em que somos criticados por ser mulher, homem negro, homem branco, LGBT, índio, etc. agindo de determinada forma.  

O homem por exemplo, independente da cor, raça ou religião tem restrições sociais comportamentais no que tange o sentimento. pois o fato de ser 'homem' significa dizer, aos olhos da sociedade machista, cheia de preconceitos,  que necessariamente precisa se impor como tal, forte, imponente, protetor e que se personifica como o esteio da família. Como se a mulher não pudesse ter a mesma competência, depois de tantas lutas por direitos e conquistas. 

Neste caso, estou enfatizando a figura do 'homem' como debate, pois a nós nos parece mais simples e tranquilo de aceitar e entender os sentimentos de uma mulher, criança e um idoso por exemplo, porém para um homem jovem em seu auge da vida, isso se torna mais improvável. Assim todo esse sentimento também é passado ao ser 'homem'.

Dito isso, a questão agora é saber se chorar é algo importante, principalmente para essa parte da sociedade, o homem, no que tange o desabafo dos problemas cotidianos que se tornam estressantes e que têm potencial para uma possível depressão. 

Se as pessoas em momentos de angústia pudessem desabafar, claro que isso seria uma válvula de escape para o estresse, pois tira, de alguma maneira, a pressão e tudo aquilo que de ruim existe nos problemas apresentados na vida cotidiana delas.

Qual a melhor forma de expor tudo que existe de sentimento triste de maneira mais simples que não um chorar? Mas um 'chorar' de maneira a soluçar e retirar todo o peso de tristeza de seu corpo, de sua alma, nem que seja naquele momento de desabafo. Colocar tudo "pra fora", essa é a ideia. 

Quando o ser considerado mais forte nessa sociedade se ver enfraquecido e tem medo de chorar, se torna mais fraco ainda. Se ele é valente e forte o suficiente para chorar e dizer sobre suas fraquezas, receios, fracassos e desamores, entre outros, passa ao patamar de 'forte', pois alcançou um nível maior na sua ascensão.

Então podemos refletir neste tema e dizer com sabedoria que chorar acalenta a alma, que chorar pode ser uma solução partindo deste princípio. A partir daí poderemos quebrar o tabu de que chorar é sinal de fraqueza. pelo contrário, chorar não nos deixa menos homem ou menos mulher, mas nos torna forte diante das adversidades da vida e dos seus desafios.

Comentários

  1. Chore, mas chore bastante até se sentir bem ou ao menos desintoxicar sua alma das maselas da depressão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas